Pensar o futuro do ensino primário, a partir da linha de orientação do Projeto MaTE

Terminou na passada sexta-feira, dia 26 de novembro de 2021, na cidade do Porto (Portugal), uma semana de formação ao abrigo do projeto MaTE, no qual a MAERA é parceira portuguesa. São ainda parceiras do projeto a associação VisMedNet Association (Swieqi, Malta), Akdeniz University (Antalya, Turquia), Centre for Intercultural Studies (Verona, Italy), The Academy of Business and Health Sciences (Lodz, Poland) e Norwegian University of Science and Technology NTNU.

A formação arrancou com a partilha de algumas notas pelo professor Prof. Mehmet Canbulat (Universidade de Akdeniz, Turquia). A abertura dos trabalhos aconteceu pelas vozes de Antoine Gambin e Patrick Crehan (Associação VisMedNet, Malta) que realizaram uma breve abordagem do papel das tecnologias e novas dinâmicas na educação.

A Professora Anabela Mesquita, Vice-presidente da MAERA e Professora do IPP, abriu o segundo dia da formação com o tema «Abraçando os desafios trazidos pela crise pandémica – estabelecendo uma agenda para o futuro».

Assim, pensar o futuro do ensino, em particular nos primeiros anos de vida, foi a base de trabalho para dezenas de professores e investigadores de diferentes escolas, organizações e universidades de distintos países. Neste contexto, a multiculturalidade faz-se sentir e em muito contribui, também, para o aprofundar o conhecimento e criação de novas acometidas e práticas pedagógicas.

A dinâmica dos trabalhos foi sempre feita com base na formação de grupos constituídos por inscritos dos diferentes países, o que permitiu serem mais ricas as aprendizagens.

Relembramos que o projeto MaTE promove um intercâmbio de boas práticas e procura evidenciar as melhores na formação de professores, especificamente no que concerne à língua nativa. Mapear as inovações pedagógicas, tecnologias e tendências no ensino e aprendizagem do ensino das línguas e em geral (mesmo fora da sala de aula) desenha-se como foco de atuação. A isso junta-se o propósito de avaliar como as línguas podem ser aproveitadas, para transformar a dinâmica das aulas de línguas nativas no que diz respeito à gestão da sala de aula, relação professor-aluno, entrega, flexibilidade, personalização e aprendizagem móvel.

Mais informações sobre o projeto MaTE podem ser exploradas em https://mappingteachereducation.uppscience.eu/ ou em https://www.maera.pt/mate-mapping-teacher-education/

Para se manter informado sobre ações da MAERA aceda a https://www.maera.pt/ ou a https://www.facebook.com/maeraresearch.

Caso pretenda pedir informação, pode usar o seguinte e-mail: info@maera.pt