Durante os dias 15, 16 e 17 de outubro, a MAERA uniu-se à Agência Nacional Erasmus, para a celebração dos “Erasmus Days”. Ao longo desses três dias, foram partilhados diversos vídeos, podcasts e reportagens fotográficas evidenciando as experiências de participantes em mobilidades ao abrigo dos projetos internacionais REST – Refugees Empower Skills Together e COOPCOM Seniors, sendo parceiro português a MAERA. O momento marcante aconteceu no dia 17, com a transmissão em direto, no Facebook da MAERA, de dois Webinars gratuitos.
O primeiro foi às 15h30, com a designação “À Conversa com… Erasmus +”. Durante hora e meia, partilharam-se experiências vividas por seis participantes em programas de mobilidade nacional e internacional relativos aos projetos REST – Refugees Empower Skills Together e COOPCOM Seniors. A partilha mostrou, de forma clara, que a anuência dessas seis pessoas ao convite para embarcarem na mobilidade, acontecida em Barcelona, Valência e Portugal, produziu forte impacto na sua vida pessoal, profissional e familiar. Isto sem ser esquecida a mais valia que deu à sociedade no seu todo. Foi, ainda, unanimemente reconhecido que, para além de todas as competências técnicas, participar numa mobilidade produz impacto no desenvolvimento de um conjunto de soft skills, com destaque para o trabalho em grupo, gestão do stress, capacidade de vencer medos, receios, e a aquisição de contactos que prevalecem para além do momento em que a mobilidade acontece.
Ainda no dia 17, e às 17h00, o Webinar “How to increase the possibility to have a KA2 project funded”, também em direto no Facebook da MAERA, dinamizado por Anabela Mesquita. A oradora partilhou o fio condutor que deve ser seguido na elaboração de um projeto KA2. Entre os diferentes pontos a ter em conta, Anabela Mesquita destacou a pertinência da qualidade intrínseca ao projeto no momento da avaliação, dos parceiros, da clarificação dos objetivos, distinção entre impacto e disseminação. Um aspeto que marcou a intervenção de Anabela Mesquita prendeu-se com o facto de ela assumir funções também de avaliadora deste tipo de projeto, pelo que resumiu os erros mais comuns praticados e que levam à sua não aprovação. Em simultâneo, apresentou caminhos a seguir para minimizar deficiências. A apresentação desta sessão está disponível no seguinte link: Apresentação “How to increase the possibility to have a KA2 project funded“.
Os Erasmus Days foi desta forma celebrado pela MAERA. Uma celebração inequivocamente reveladora de que participar numa mobilidade, ou mesmo fazer parte de um grupo que procura elaborar um projeto do tipo KA2, tem momentos exigentes e gratificantes.
Mais informações nas nossas redes sociais, nomeadamente no Facebook e Instagram e em www.maera.pt